quinta-feira, 28 de março de 2019

O meu pai tinha apenas a "4ª classe", lembro-me que mal sabia escrever e do pouco que sabia a letra não se entendia. Fora de casa parecia um homem sisudo e cru, assim que entrava da porta de casa para dentro a cara reluzia com o seu sorriso de orelha a orelha. Fazia uma fogueira enquanto a minha mãe fazia o jantar, pegava-me ao colo e eu ficava a perguntar-lhe o quanto ele gostava de mim, o quanto ele gostava da minha mãe e "obrigava-os" a dar um beijo. Tinha 16 anos e a nossa rotina ainda era esta antes de jantar, todos os dias o mesmo.... Mimada? Talvez. Mas éramos tão felizes e pelo menos dissemos uns ao outros que gostávamos uns dos outros.
O meu pai era agricultor e cantoneiro. Levantava-se todos os dias as 5h da manhã para a minha mãe dormir mais uma hora. Lembro-me de ele ganhar 495€... O meu pai não sabia escrever poemas, nunca leu um decreto-lei, nem sequer sabia o significado de "hello", mas sabia colar os nossos chinelos descolados, cortava lenha, não tinha carta de carro mas tinha de trator e conduzia-o como ninguém, tinha mil e uma máquinas e sabia mexer nelas todas, fez um lago para os patos sozinho, fazia capoeiras para as galinhas, sozinho construiu um segundo teto de madeira na nossa casa porque o que tínhamos deixava entrar frio. 
Os meus olhos ficam razos de lágrimas quando ouço alguém dizer "o teu pai era um artista" era sim, e faz-nos uma falta incalculável.

Porque pai, agora quem troca as lâmpadas sou eu, temos de comprar lenha, a mãe acorda as 5h da manhã, a raposa entra na capoeira porque já está velha e não temos quem a componha, os fechos das portas partiram e não há quem os troque então fechamos tudo com cordeis, vendemos as máquinas e só ficámos com o trator, mas sabes bem que a nossa macha-atrás é um desastre, desistimos dos patos e dos coelhos, porque só tu é que sabias cozinhar o coelho... 
Ainda tenho o teu número gravado no meu telemóvel, ligava-te para fazeres a fogueira antes de ires ajudar a mãe depois de chegares do trabalho para quando eu chegasse a casa ir logo tomar banho, agora se ligar dizem que o número não está atribuido. 
Não há um dia em que não pense em ti, que não sinta a tua falta. Perdi-te demasiado cedo. Não estiveste no meu baile de finalistas, não estiveste quando entrei na universidade, no meu 18 a contabilidade, na minha benção de finalistas, não viste o meu diploma, não me vais levar ao altar nem pegar nos teus netos ao colo. 
Amo-te e choro-te todos os dias, foste um senhor. 
Olha por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário